Meu ano na França: preparativos, parte III – o segundo dossiê

IMG_6536

Exatamente oito dias depois o responsável pelo serviço de relações internacionais de Poitier, o mesmo senhor com quem eu havia falado no final do ano anterior, enviou minha carta de aceite para a secretária de relações internacionais da UFRN, explicando que já mantinha contato comigo e meu professor. Essa carta é de importância crucial para todo o processo de mobilidade, e você não pode considerar que vai para a França antes de recebê-la da instituição de seu interesse. O processo costuma ser diferente para entrada em cursos de graduação e pós-graduação, e pelo que entendo por enquanto, para brasileiros interessados, se faz tudo pelo Campus France, mas se Deus permitir terei a oportunidade de saber mais e explicar tudo a vocês quando chegar a hora de voltar para cá para fazer meu mestrado. Por hora, nesse caso de processo de mobilidade acadêmica realizada dentro de um acordo entre as duas instituições, era necessário que eu desse entrada apenas no visto de estudante (visa d’étudiants), para que eu pudesse ficar legalmente um ano na França.

Essa fase foi dividida em duas etapas: uma no Campus France e uma com o consulado em si, sobre a qual dedicarei a próxima postagem.

O site para realizar a etapa do Campus France (CF)me foi indicado no e-mail que a Université de Poitiers (UP) enviou para a minha universidade, que me encaminhou com a indicação de que, com o fim dessa etapa, eu retornasse a eles. Não foi nem um pouco complicado, principalmente com a ajuda que tive de uma responsável do CF que foi visitar a Aliança Francesa (AF) da minha cidade.

É muito importante manter contato com a AF mais próxima de você. Não só eles oferecem oportunidades como essa, em que pude ter uma reunião particular com alguém que trabalhava no Campus France – que não existe em Natal – e por consequência, entendia sobre estudar na França. Aprendi muito e se não fosse pelo apoio que a diretora da Aliança me ofereceu durante todo esse processo, teria sofrido muito mais para chegar aqui.

Sobre a etapa Campus France em maiores detalhes: como eu já havia a carta de aceite, fui direto para a aba “Já estou aceito (dossiê pré-consular)”. O dossiê que você deve submeter completamente pelo site é bastante explicativo, embora você deva tomar cuidado no preenchimento de algumas informações, como por exemplo, a universidade em que você vai estudar. A minha, por exemplo, tem mais de uma sede, mas para conseguir selecionar o meu curso, que era mais relevante por ser uma informação mais específica, eu tinha de escolher a opção da minha universidade em que constavam todas as sedes. Parece complicado, mas a dica é fazer tudo com paciência e brincar um pouco com as opções do site até encontrar a que faça a sua resposta ficar o mais completa possível.

Algumas últimas considerações: o valor do processo Campus France que sim, é obrigatório é quinhentos reais, que devem ser pagos em, salve engano, dois dias úteis. Recomendo que você imprima a confirmação do pagamento para levar para o consulado. Não foi requerido a mim, mas vai quê, né? Se tem uma frase que definiu todo esse meu processo foi “melhor prevenir do que remediar”.

A próxima etapa, conforme indicado pelo e-mail enviado pelo próprio CF, era marcar a reunião no consulado responsável pela minha região… no caso do nordeste, em Brasília. Sim, eu tive de ir lá deixar o terceiro, e mais completo, mas também o último, dossiê. Falarei mais sobre isso em breve.

B.

P.S.: Quanto ao pagamento, tentem não se estressar tanto quanto eu! Recomendo que façam de alguma conta cujo titular seja você mesmo, porque acho que eles conferem o nome no comprovante, que você tem de enviar por e-mail. Quando paguei pela primeira vez, deu algum problema no Banco do Brasil e meu dinheiro foi devolvido, depois de eu ter já enviado o e-mail. Assim que percebi, efetuei o pagamento novamente e enviei o recibo correto, que foi o que eles consideraram, sem bronca. Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s